Institucional

Institucional

A BRBCARD é uma sociedade integrante do conglomerado Banco de Brasília (BRB), constituída em 23 de julho de 1997 com o objetivo de comercializar e administrar o portfólio de produtos e serviços dos cartões do BRB.

Trata-se de uma Companhia genuinamente brasiliense, que valoriza sua regionalidade e está sempre atenta às necessidades de seus clientes e do mercado de meios de pagamentos, atuando com um portfólio diversificado de produtos que inclui cartões de crédito, de débito, múltiplos e pré-pagos. Importante destacar que o cartão de débito faz parte do nosso portfólio, entretanto, é administrado pelo próprio BRB.

Com foco principal de atuação na região do Centro-Oeste, notadamente no Distrito Federal, a BRBCARD atua com a plataforma de distribuição do seu controlador BRB para atender a esse mercado de consumo que, além das agências e correspondentes, possui importantes canais de atendimento, tais como: as Redes Cirrus e Plus, o Banco 24 horas e a rede compartilhada com o Banco do Brasil S/A.


Missão

Oferecer meios de pagamento eletrônico, de qualidade reconhecida, com produtos e serviços inovadores, excelência no atendimento e rentabilidade aos acionistas.

Visão

Ser o principal meio de pagamento do correntista BRB e atuar como agente captador de novos clientes.

Valores

- Compromisso com o resultado

- Foco no cliente

- Ética

- Responsabilidade sócio-empresarial

- Valorização das pessoas

- Transparência

Governança corporativa

A BRBCARD opta pelas boas práticas de governança corporativa, adotando como principais diretrizes a transparência, a prestação de contas, a honestidade e a responsabilidade corporativa, proporcionando aos acionistas a gestão estratégica e o monitoramento da direção executiva e de seus processos internos.

Organograma



Órgãos Estatutários



Diretoria BRBCARD

Ralil Nassif Salomão: Diretor Presidente

Humberto Augusto Coelho: Diretor de Tecnologia e Produtos

Maria Diamices Silva Chevalier: Diretora de Finanças, Pessoas, Administração e Riscos

Wendell Feitosa Castro: Diretor de Operações, Controle e Cobrança

Conselho de Administração

Vasco Cunha Gonçalves: Presidente do Conselho

Dario Oswaldo Garcia Junior: Conselheiro

Gustavo Costa Oliveira: Conselheiro

Hugo de Moraes Pinto: Conselheiro

Nilban de Melo Júnior: Conselheiro

Nelson Cavallari de Oliveira: Conselheiro

Conselho Fiscal

Leonardo Maurício Colombini Lima: Presidente do Conselho

Fabiano de Sousa Vitorino: Conselheiro

Marcello Nobrega de Miranda Lopes: Conselheiro

Marcelo Contreiras de Almeida Dourado: Conselheiro

Vanderlei Martins França Junior: Conselheiro


Ética

A gestão da ética na BRBCARD é pautada por um conjunto de ações criadas para nortear a conduta dos empregados a fim de propiciar o cumprimento da missão e visão da companhia em conformidade com os princípios morais estabelecidos. Essas ações procuram conscientizar os empregados sobre a postura ética esperada.

Código de ética e normas de conduta

A BRBCARD procura, por meio do seu Código de ética e normas de conduta, orientar as ações dos empregados, estabelecendo diretrizes a serem adotadas de forma a manter suas atividades dentro dos estritos padrões técnicos, morais e éticos reconhecidos pela sociedade e por esta companhia.


Controles internos

Visão geral sobre os controles internos

Os controles internos referem-se aos processos e às práticas pelas quais as organizações procuram assegurar que todas as ações planejadas e aprovadas são executadas adequadamente, visando a salvaguarda dos ativos, a exatidão e confiabilidade das informações gerenciais e dos registros financeiros, a promoção da eficiência operacional e a aderência às políticas da organização. Tem por finalidade contribuir para a realização dos objetivos estratégicos e a perenidade da companhia.

Controles internos na BRBCARD

O sistema de controles internos da BRBCARD é composto pelo conjunto de normas (Estatuto Social, Plano Básico Organizacional, Código de Ética e Normas de Conduta, Regimento dos Órgãos Estatutários, Comitês Técnicos, Políticas, Planos, Manuais e Procedimentos), ações e estruturas administrativas que visam auxiliar a companhia a atingir seus objetivos estratégicos.

A responsabilidade pela condução das atividades relacionadas com os controles internos encontra-se definida e aprovada pela administração da BRBCARD, sendo que as respectivas disposições estão acessíveis a todos os empregados, por meio de normas e procedimentos internos.

Alta administração

O envolvimento da alta administração com as questões de controle interno e gestão de riscos ocorre por meio de deliberações dos seus órgãos de administração, definidos estatutariamente como Conselho de Administração e Diretoria Executiva.

Gestão de riscos

A BRBCARD possui unidade específica com a missão de desenvolver atividades para identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos de crédito, liquidez e operacional compatível com a natureza e complexidade dos produtos, serviços, processos e sistemas da instituição.

Para assessorar a Diretoria da Companhia, foi instituído o Comitê de Gestão de riscos, conformidade e controles internos, que tem por objetivo zelar e fazer cumprir as estratégias para gestão dos riscos de crédito, liquidez e operacional, controles internos e de conformidade, bem como prestar apoio à gestão dos negócios por meio da avaliação e do monitoramento dos riscos e dos controles.

As políticas de gerenciamento de riscos revelam que a estrutura de gerenciamento de riscos é compatível com a natureza das atividades da companhia, com a complexidade dos produtos e serviços oferecidos e guardam proporcionalidade com a dimensão das exposições aos riscos.

Risco de crédito

As diretrizes para o desenvolvimento das atividades de gestão de risco de crédito estão descritas na Política de gerenciamento de risco de crédito vigente da BRBCARD, na qual estão estabelecidas as ferramentas utilizadas para o gerenciamento de risco de crédito da companhia.

A política prevê o alinhamento e a integração dos riscos de crédito assumidos pela BRBCARD às necessidades regulatórias de capital do Conglomerado Prudencial BRB, de forma a preservar sua solidez financeira.

As ferramentas de gerenciamento de risco de crédito permitem à BRBCARD produzir, divulgar internamente ao controlador, periodicamente, os indicadores de risco de crédito relativos à carteira ativa de contas de cartão.

Risco de liquidez

No intuito de honrar eficientemente suas obrigações financeiras e proteger seu patrimônio, a BRBCARD adota medidas consistentes no gerenciamento do seu risco de liquidez.

Por intermédio da análise do seu fluxo de caixa diário e do monitoramento dos indicadores a BRBCARD gerencia a exposição ao risco de liquidez.

A política de investimentos permite atuar, de forma conservadora, na aplicação dos recursos financeiros, de modo à sempre manter ativos líquidos em montantes suficientes para cumprimento de suas obrigações.

Risco operacional

O processo de gerenciamento de risco operacional tem por objetivo identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos operacionais relacionados às atividades e aos negócios da BRBCARD, a fim de proteger o patrimônio, minimizando as perdas decorrentes dos eventos de riscos determinados pela Resolução Bacen nº 3.681/2013.

O gerenciamento adequado do risco operacional está diretamente relacionado ao conhecimento dos processos existentes na companhia. Para tanto, a gestão do risco na BRBCARD é baseada no mapeamento de processos para identificação e avaliação dos riscos operacionais.

Sustentabilidade

A transparência em relação à sustentabilidade das atividades organizacionais é do interesse de diferentes públicos da companhia, incluindo o mercado, empregados, organizações não governamentais, clientes entre outros.

A BRBCARD desenvolveu seu primeiro relatório em 2016  onde demonstra o modo como é conduzida a gestão de seus negócios e os impactos nas esferas econômica, ambiental e social. Com periodicidade anual, este relatório identifica as atividades demonstrando os principais resultados alcançados em seus negócios, as iniciativas e os projetos desenvolvidos.


Central de atendimento BRBCARD

Distrito Federal

Outros estados

(61) 4003 4004*

0800 880 4004

*Horário de atendimento: segunda a sábado de 8h as 22h.

Perda/Roubo/Extravio/Desbloqueio e Atendimento Eletrônico: 24h por dia, todos os dias da semana.

Deficiente Auditivo / Fala

0800 880 6148*

*Ligue de um aparelho TDD.

Central de Cobrança

0800 880 4001

(61) 3048 8020

SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor

0800 880 6147

Ouvidoria BRB

0800 642 1105

Canal de Ética

0800 601 8687

contatoseguro.com.br